
-
Arquitetos: Keith Williams Architects
- Área: 2321 m²
- Ano: 2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca DeValera e Galeria de Arte Súil, com 2.321 m², projetada pelo escritório Keith Williams Architects para o Conselho do Condado de Clare, está implantada em um terreno de destaque na cidade de Ennis. O local já abriga o teatro Glór, com 485 lugares (inaugurado em 2001), e fica em frente ao histórico Mosteiro das Clarissas e ao Monastery Park, um importante espaço verde localizado na borda do centro da cidade. Ao posicionar os novos volumes — a biblioteca e a galeria — diretamente conectados ao edifício existente do Glór, os arquitetos criaram um novo núcleo cultural, que integra as três principais expressões artísticas — visuais, literárias e cênicas — em um único complexo a serviço da cidade, do condado e da região.



A biblioteca, a galeria de arte e o Glór estão integrados por meio de um novo pórtico colunado de pé-direito duplo, que abriga a entrada principal e reforça a conexão entre as três instituições culturais. Posicionado estrategicamente na extremidade do Monastery Park, esse novo acesso orienta o complexo cultural para os caminhos que vêm do centro histórico da cidade. A nova edificação é envolta por uma fachada ondulada, curva e contínua, com 10 metros de altura, feita de pedra reconstituída, que unifica todo o conjunto arquitetônico. Um grande pano de vidro na fachada principal permite vistas generosas, durante o dia, da escadaria interna da biblioteca em direção ao parque. Ao anoitecer, o vidro perde sua opacidade e revela o brilho interno do edifício. Distribuída em dois pavimentos, a biblioteca abriga mais de 73 mil livros, publicações diversas, arquivos e outras mídias, sendo o maior volume do novo complexo. Espaçosa e transparente, sua circulação gira em torno de um grande vazio central com escada pública voltada para o parque, promovendo fluidez visual e física entre os andares e diferentes seções. O serviço administrativo do sistema de bibliotecas do condado foi instalado em um volume linear, com escritórios adaptáveis, localizado acima da biblioteca. Já a Galeria Súil, com seu pátio de esculturas anexo, está situada em frente à entrada principal da biblioteca.

A fachada, em tom claro e acabamento polido, é composta por painéis pré-moldados de concreto com revestimento em pedra reconstituída. Esse material possibilitou a criação da forma fluida e contínua do edifício, além de oferecer um acabamento refinado e texturizado, adequado à importância cívica da nova construção. Os elementos metálicos e os sistemas de caixilharia foram feitos em alumínio com pintura eletrostática em tom bronze, enquanto os pisos ao redor do edifício são revestidos com calcário irlandês.



A estrutura combina pilares e lajes em concreto armado com uma superestrutura metálica na área dos escritórios da biblioteca. As fundações utilizam uma combinação de concreto em massa e estacas profundas, definidas a partir de estudos geotécnicos do solo. A mistura do concreto estrutural incorpora GGBS (escória de alto-forno moída), uma alternativa sustentável ao cimento tradicional, que reduz o impacto ambiental da construção. Os elementos de concreto aparente foram moldados com atenção ao acabamento estético, contribuindo para a qualidade visual dos espaços internos. A inércia térmica da estrutura também favoreceu o uso de estratégias naturais de regulação climática — fator essencial para atingir o padrão NZEB (Edifício de Consumo de Energia Quase Nulo). A Biblioteca DeValera é quase inteiramente ventilada de forma natural, atende aos padrões NZEB e oferece altos níveis de acessibilidade universal. Projetado para uma vida útil de pelo menos 60 anos, o edifício apresenta uma baixa pegada de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A Biblioteca DeValera & Galeria de Arte Súil, sexto projeto realizado pelo Keith Williams Architects na Irlanda, foi inaugurada em novembro de 2024 pelo Taoiseach Simon Harris TD (primeiro-ministro da Irlanda).









































